Ouça agora na Rádio

N Notícia

Ford introduz exoesqueletos industriais nas suas plantas europeias (VÍDEO)

FOTO: © Sputnik/ Ígor Russak

Ford introduz exoesqueletos industriais nas suas plantas europeias (VÍDEO)

A empresa fabricante de carros Ford introduziu exoesqueletos para seus trabalhadores, equipamento que, na prática, faz aumentar a força física de quem o usa.

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

Segundo os promotores da iniciativa, o equipamento permitirá aos operários evitar o mal-estar durante o trabalho em posturas incômodas.

De acordo com a Ford, a planta em Valência (Espanha) foi a primeira no mundo a utilizar exoesqueletos em suas linhas de montagem. Os equipamentos inovadores ajudam os trabalhadores a levantar e manejar objetos pesados de maneira mais fácil.

O vice-presidente da Ford Europa, Dale Wishnousky, explicou que o trabalho na linha de montagem pode resultar "fisicamente exigente", enquanto os exoesqueletos permitem diminuir o estresse dos empregados e facilitar a execução do trabalho.

Em 2020, um quarto da população europeia terá mais de 60 anos. Desta forma, prevê-se que os operários mais velhos terão mais facilidade em lidar com o trabalho físico.

Até agora, a tecnologia foi testada em diferentes fábricas de carros, mas a planta da Ford em Valência se tornou a primeira em aplicar plenamente os exoesqueletos no processo de produção.

O novo equipamento é feito de titânio e fibra de carbono e ajuda os empregados a levantar, mover e carregar os elementos que pesam mais de três quilogramas, como, por exemplo, os depósitos de gasolina. 

A administração da planta selecionou 100 trabalhadores para testar a tecnologia. Segundo a empresa, o experimento teve tanto êxito que, a partir de abril, mais 20 empregados começarão a utilizá-los. Quanto à empresa, a aplicação de exoesqueletos representa um passo para a quarta revolução industrial.

 

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia