Ouça agora

Ouça agora

Dubladores fazem campanha em prol da regulamentação da IA

Imagem Noticia

Linhagem Geek

Compartilhe agora

Postado em 23/01/2024 por Sistema Plug

Desde que começou a se tornar mais acessível, a inteligência artificial é um dos assuntos mais polêmicos do mundo. É claro que a cultura pop não ficaria de fora, inclusive em 2023 a IA foi PAUTA na última greve de atores e roteiristas.

No Brasil, os reflexos já estão começando a aparecer. Os dubladores brasileiros já começaram uma campanha nas redes sociais chamado “Dublagem Viva”. O movimento busca a continuidade da dublagem por meio de atores.

A dublagem brasileira é referência no mundo todo. O Brasil é um dos poucos lugares no mundo onde os profissionais da dublagem são realmente celebridades. Os fãs inclusive fazem campanha para que os dubladores continuem em seus personagens quando alguma eventual mudança pode acontecer.

O Brasil tem vozes consagradas. Wendel Bezerra que dubla o Goku de Dragonball Z, Garcia Junior que dublou He-man e Simba do Rei Leão, entre outros. A campanha pretende mostrar que além de empregos, caso a Inteligência Artificial assuma o lugar dos dubladores, não só os empregos mas a marca registrada do serviço pode ser perdida.